quinta-feira, 28 de abril de 2016

Combate ao Aedes aegypti é intensificado com envolvimento da sociedade em Sobral

A Prefeitura de Sobral está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito Carlos Hilton Soares e pela secretária de Saúde, Mônica Lima, durante entrevista coletiva concedida, nesta quarta-feira (27), à imprensa sobralense. “Estamos numa guerra contra o mosquito e vocês [imprensa] são fundamentais para que tenhamos êxito. Quase mil pessoas morreram de dengue no Brasil no ano passado, como se tivesse caído três aviões airbus”, alerta o vice-prefeito. 
Nesta quinta-feira (28), a partir das 9h, será realizado um grande mutirão no distrito de Rafael Arruda, que apresentou o maior índice de infestação predial no Município. Na ocasião, o prefeito Veveu Arruda visitará as residências que apresentaram focos do mosquito, reforçando a importância da participação de todos. “A população precisa estar alerta e cada um deve fazer o seu dever. Não conseguiremos vencer essa guerra se não tivermos o apoio da população”, afirmou a secretária de Saúde, Mônica Lima. 
 Em Sobral, são realizados seis ciclos de vistorias por 220 agentes de endemias, que visitam todos os imóveis habitados e não. Nos imóveis que apresentam algum foco do mosquito os agentes comunitários de saúde fazem visitas semanais para monitoramento até que o agente de endemias volte no próximo ciclo, dois meses depois. Neste ano, já está sendo concluído o segundo ciclo com mais de 72 mil imóveis vistoriados, apresentando um índice de infestação geral de 1,52%, sendo 1,19% na sede e 3,06% nos distritos. As ações de combate ao mosquito estão sendo realizadas de forma intersetorial, com o envolvimento de todas as secretarias de diversos setores da sociedade, como Universidades, Igrejas e empresas privadas. Nos bairros e distritos são realizados mutirões com limpeza de terrenos baldios, quintais, rios e lagoas, poda das árvores, distribuição de calendários da coleta sistemática, apresentações teatrais, fiscalização de obras, além das vistorias dos agentes de endemias. 
O Centro de Zoonozes tem sistemas informatizados, que registram que 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências, principalmente, em tambores, tanques, potes, ralos, baldes, banheiros em desuso, bandejas do gelágua e piscina em desuso. Sempre que notar possíveis focos do mosquito, a população pode ligar para o Centro de Zoonses: (88) 3611-2619/ 3614-9333/ 5356.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...