terça-feira, 21 de outubro de 2014

CÂMARA DE VEREADORES DE SOBRAL E A LEI DA ARITMÉTICA

Se na matemática a regra diz que: “A ordem dos fatores não altera o produto”, frase dita pelo matemático italiano Giuseppe Peano, no século 19, que formulou uma axiomática. Na vida quando isso não é colocado em prática poderá trazer prejuízos incalculáveis. Numa administração pública também. Falo isso para abrir o comentário a respeito da Câmara Municipal de Sobral de assunto até então restrito apenas aos gabinetes e poucas das vezes nos corredores da Casa do Povo que por lá a situação financeira é crítica e muito crítica, ou seja, os números não representam a realidade.
Quem acompanha o dia-a-dia desta casa legislativa sabe que desde meados do primeiro semestre deste ano comenta-se que a ‘ordem dos fatores alteraram os produtos’. Prova disso foram os cortes com a prestação de serviço da Assessoria de Imprensa que deixou de transmitir via rádio às sessões da Câmara e, alguns radialistas tiveram que receber valores reduzidos e que continuam sendo reduzidos. E os vereadores e assessores não puderam mais participar de congressos.
A Pergunta é: Se o erro existe quem vai pagar por ele? – Quem está saindo, no caso Itamar Ribeiro; ou quem estará assumindo em janeiro de 2015, no caso vereador Zezão?   

Como comentei no início, o assunto até então estava restrito, a parte interna da Câmara. Por enquanto os vereadores, incluindo é claro, o presidente da CM Itamar, discute com Zezão e tenta reajustar os gastos antes não programados para um final de ano feliz.

A preocupação dos gestores da Casa do Povo é válida pelo fato da exoneração em massa de todos os cargos comissionados ao final do mês de dezembro. Esses funcionários terão que receber seus direitos trabalhistas que se não forem pagos o Município numa ação judicial é quem vai ter quer assumir a dívida.

Apesar das reuniões estarem acontecendo, ainda não se chegou a um denominador comum.
Voltando a frase na abertura deste texto, é apenas uma constatação levando em consideração as leis da Aritmética; é o mesmo que perguntar 'quem disse que temos dois pulmões?', simplesmente em uma dissecação quando abriu uma pessoa o cara contou quantos tinham e viu que eram dois. 
Em todo o caso, nem sempre é verdade que a ordem dos fatores não altera o produto; na multiplicação de matrizes altera sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...