sábado, 20 de abril de 2013

INVERNO: Chove em quase todos municípios da região Norte do CE

Os municípios da região Norte, amanheceram com um sábado de muita chuva. Em Sobral, por exemplo desde às 4h da manhã que chove. Na subida da Serra da Meruoca, mas precisamente em frente ao Ytaracanha Hotel uma árvore caiu e bloqueou parte da pista de rolamento. 

O Corpo de Bombeiros faz um alerta a população para evitar estacionar carros e motos debaixo de árvore, principalmente próximo aquelas que apresentam grande inclinação para o leito da rua.

Informações e palpites para a 12ª Rodada do Cearense 2013



(Diario do Nordeste) - A 12ª Rodada será bem interessante. O jogo mais importante é Ceará e Icasa. Vale a liderança. Vovô é favorito e se confirmar isso, a vantagem para semifinal e possível final, poderá ajudar muito o Vovô a conquistar seu 4º Tricampeonato da história. O Fortaleza não terá tarefa fácil. Bugre vem de vitória diante o Ferroviário e promete atrapalhar a vida do Leão do Pici. Se vencer o Tricolor, Guarasol abrirá três pontos do Fortaleza, complicando a vida do Leão no certame.
Nos outros duelos destaca-se a briga por uma das vagas. Horizonte e Tiradentes estão empatados com 15 pontos. Um tropeço de ambos nesta rodada poderá pôr o fim o sonho de chegar as semifinais.

Horizonte x Ferroviário

Horizonte – Time Base (4-4-2): Jefferson; Moisés Lucas, Breno, Airton Júnior e Rodrigo Cardoso; Walter, Albano, Erivelton e Jack Chan; Tiago Alagoano e Reginaldo Júnior. Técnico:Roberto Carlos.
Destaque: Jack Chan ( jogador é o mais criativo do time. Não é a toa que Ceará e Fortaleza estão de olho nele para as disputas do Brasilieirão).
Ferroviário – Time Base (4-4-2): Fernando Jr; Everton, Cleyton, Lima e Vagno; Maico, Foguinho, Leandro, Kleyton, Giancarlo e Ted. Técnico: Sérgio Alves.
Curiosidades: Goleiro Jefferson do Galo e o treinador Sérgio Alves fizeram parte do elenco Coral no ano de 2006. Os dois estavam na goleada do Ferrão sobre o Bahia por 7 a 2.
Palpite: Vitória do Horizonte.

Guarany de Sobral x Fortaleza

Guarany de Sobral – Time Base (4-4-2): Eliardo; Edson Pacujá, Bebeto, Joécio e Vitor Cearense; Marcinho Guerreiro, Fernando Sobral, Júnior Cearense e Elton; Luís Carlos e Maciel.Técnico: Argeu dos Santos.
Destaque: Luís Carlos (Imperador já marcou 5 gols neste Campeonato Cearense e vive ótima fase).
Fortaleza – Time Base (4-4-2) : João Carlos; Rafinha, Ciro Sena, Ronaldo Angelim e Marizinho Donizete; Jackson Silva, Everton, Jackson Caucaia e Jussimar; Assisinho e Edson Santos.
Destaque: Assisinho ( Neste certame cearense é o líder de passes certos).
Curiosidade: Fortaleza não vence o Guarany de Sobral, dentro do Junco, desde o Cearense de 2009. Na oportunidade, o Leão goleou o Cacique do Vale, pelo placar de 4 a 1. Partida foi válida pela Final do 2º Turno do certame de 2009.São cinco jogos de jejum.
Palpite: Empate.

Ceará x Icasa

Ceará – Time Base (4-4-2): Fernando Henrique; Eric, Potiguar ou Douglas, Rafael Vaz e Vicente; João Marcos, Diogo Orlando, Ricardinho e Lulinha; Mota e Magno Alves. Técnico: Leandro Campos.
Destaque: Lulinha (Autor do gol do último clássico, atleta tanto ajuda no setor de criação como atua no ataque).
Icasa: Time Base (3-5-2): Camilo; Luís Otávio, Naylhon e Douglas Silva; Rafinha, Romarinho, Neto, Chapinha e Everton ou Roberto); Juninho Potiguar e Adalgiso Pitbull. Técnico: Francisco Diá.
Destaque: Chapinha (Meia é o artilheiro da equipe com 10 gols).
Curiosidade: Na primeira fase, o Ceará foi derrotado pelo Icasa no Romeirão pelo placar de 2 a 0.Partida vale a liderança da competição.
Palpite: Vitória do Ceará.

Tiradentes x Guarani de Juazeiro

Tiradentes – Time Base (4-4-2): Fábio Lima; Fábio Santana, Rafael, Marcelo e Rômulo; Pedro Bambu, João Neto, Manoelzinho e Rafinha; Dico e Ribinha. Técnico: Danilo Augusto.
Destaque: Dico ( artilheiro da equipe com 7 gols. Jogador está na mira do Fortaleza).
Guarani de Juazeiro: Fábio; Kelvin, Mateus e Tobias; Valclício, Túlio, Djalma, Bruno e Lucas; Niel e Paulão. Técnico: Play Freitas.
Destaque: Djalma (é o melhor cobrador de falta do futebol cearense).
Curiosidade: Neste certame, Tigre e Leão do Mercado jogaram entre si três vezes. Foram duas vitórias para o Tiradentes ( 1 x 2 e 0 x 2) e um triunfo para o Guaraju ( 1 x 3 ).
Palpíte: Vitória do Tiradentes.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

As tirinhas da imprensa sobralense

 1- Está mais do que concretizado à venda da Rádio Caiçara AM de Sobral para as Faculdades Intas. As negociações avançam.

 2- Por falar em emissora de rádio, a Rádio Jovem Pan , deixou de operar na região Norte do Estado. No prefixo da emissora os ouvintes agora sintonizam a Rádio Somzoom Sat, do grupo empresarial Emanoel Gurgel.

3- O programa Ivan Frota no beco do Cotovelo recebe neste sábado o Chefe de gabinete do prefeito de Sobral, Luciano Arruda. Vai ser homenageado.

CURTA: Dois acidentes de trânsito na Avenida Hermírio de Moraes

Dois acidentes de trânsito, foram registrados num espaço de 15 minutos, na mesma avenida e praticamente no mesmo local. Os dois acidentes aconteceram na Avenida Hermírio de Moraes. o primeiro deles aconteceu por volta das 15h20 e envolveu uma motocicleta e uma viatura do Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão. O segundo acidente aconteceu 15 minutos depois nas proximidades da Serraria São Francisco e envolveu um caminhão de uma distribuidora de água mineral e um carro Celta. Nos dois acidentes registrado apenas danos materiais.

CURTAS: Mais um acidente na CE que liga Sobral/Massapê

 A Polícia Militar registou na manhã desta sexta-feira, acidente de trânsito fatal na estrada estadual que liga Sobral a cidade de Massapê. Os detalhes do acidente sobre veículo envolvido e vitima, ainda estão sendo aguardados pelo Blog Wilson Gomes.

À VENDA: Carros produzidos em Sobral estão no mercado baiano



Os Soteropolitanos já podem desfrutar do primeiros carros da linha 4x4 produzidos em Sobral, município Cearense. Toda produção, a primeira delas, num total de 120 carros, foi transportada para Capital baiana e na noite da última quarta-feira, 17, foram apresentados numa concessionária, que será responsável pela vendas desses veículos, que tem desing moderno e linhas arredondadas. Os veículos agora a venda no mercado brasileiro, foram  fabricados para enfrentar situações adversas, Off Road, e também centro urbano.

A TAC-Motors, instalada em Sobral, é uma das empresas prometidas pelo prefeito Veveu Arruda, no ramo de Metal Mecânico e faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico do Município (Prodecon), criado pela prefeitura para fortalecer a economia local e gerar mais emprego e renda para o Município.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

EXÉRCITO: Sobral vai comemorar a data

O Tiro de Guerra de Sobral e a Prefeitura de Sobral realizam nesta sexta (19), a partir das 8h, a solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro. A cerimônia será realizada no pátio externo do Paço Municipal e contará a presença de autoridades militares e civis do Município.

DIA 19 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)


O Campeonato Cearense 2013


Dr. Luciano de Arruda Coelho Filho recebe comenda "Orgulho de Ser Sobralense"

 No próximo dia 20 (sábado), às 9h, com transmissão ao vivo pelas emissoras Tupinambá e Regional, o Programa Bate Papo com Ivan Frota no Becco do Cotovelo(Corredor Nacional da Democracia) homenageará o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral, Dr. Luciano de Arruda Coelho Filho, com a comenda Orgulho de Ser Sobralense.

PÓ DE BRITA: Asfalto em Sobral perde a qualidade

Os motoqueiros estão preocupados com a situação em que se encontra um dos cruzamentos mais movimentado da cidade, Avenida Doutor Guarany imediações da estação do VLT, mas precisamente na passagem de nível. De acordo com o blogueiro Bené Fernandes (Sobral Agora), o asfalto colocado ali pela construtura Engexata, virou pó de brita. A situação está tão crítica no local que pode causar inúmeros acidentes. Outro trecho reclamado é o da Avenida Fernandes Távora em direção ao centro da cidade. A má qualidade das obras do governo do Estado no município de Sobral é sempre questionada pela população.

As tirinhas da imprensa sobralense

 1- A Rádio Caiçara amanheceu em festa nesta quinta-feira, 18. Os microfones da emissora estão a anunciar o aniversário do comunicador Ernane Linhares. O Blog Wilson Gomes, estra na festa.

2- E por falar em aniversário, outro grande profissional que também apaga velinhas nesta data, José Crisóstomo - Zezão.

3- Sem concorrência na frequência AM, Cidade Aberta, da Rádio Tupinambá, segue firme na preferência dos ouvintes da radiofonia sobralense.

LIDER: Icasa vence o Tiradentes e volta a liderança

Líder isolado do Campeonato Cearense, o Icasa aplicou uma nova goleada na noite desta quarta-feira (17). A vítima da vez foi o Tiradentes, que foi visitar o Verdão no Romeirão e foi derrotado por 3 a 0. Com o resultado, o time comandado por Francisco Diá garantiu sua vaga na semifinal do Estadual.
O Icasa chegou aos 25 pontos, abrindo 10 para o Tigre da Polícia Militar, que é o atual 5º colocado. Como faltam somente mais 3 rodadas, a equipe juazeirense carimbou sua vaga na próxima fase.
O Tiradentes segue com chances. Com 15 pontos, o time da capital fica continua a 4 pontos do Fortaleza, o atual 4º colocado.
Na próxima rodada, o Tigre recebe, no domingo (21), o Guarani de Juazeiro no Domingão. Já o Icasa encara o Ceará, também no domingo, na Arena Castelão.

ESPORTE: Ceará goleia o Guarani de Juazeiro

A noite de quinta-feira (18) na Arena Castelão foi do atacante Mota. Após desencantar e marcar o seu primeiro gol depois do retorno, o experiente atacante decidiu a partida em favor do Ceará, que venceu o Guarani de Juazeiro por 4 a 1.Com o resultado, o Vovô se credencia a ser líder do Campeonato Cearense já no próximo domingo (21), quando recebe o Icasa, 1º colocado, na Arena Castelão. A diferença entre os times é de apenas 3 pontos (25 x 22). Já o Leão do Mercado se manteve na 7ª colocação, com 9 pontos, e não tem mais chances matemáticas de avançar às semifinais. Na próxima rodada, o time comandado por Play Freitas cumprirá tabela diante do Tiradentes, domingo (21), na Arena Castelão.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Le Biscuit terá loja no North Shopping Sobral

 O North Shopping Sobral prepara-se para abertura ao público e inaugurar o primeiro empreendimento de grande porte do varejo na cidade. As lojas âncoras (Riachuelo, Marisa e Esplanada) estão na etapa final de obras para receber os produtos e a estrutura de atendimento ao cliente. 

E nesta fase de preparação, o shopping apresenta mais uma novidade: a Le Biscuit foi confirmada como loja âncora. A Le Biscuit é uma rede de lojas de departamento, que possui um mix variado de mais de 60 mil itens de utilidades para lar, brinquedos, decoração, papelaria, festas, artigos para bebê, armarinho, bomboniére, cama, mesa e banho. Com esta nova inauguração, a rede passará a contar com 39 lojas em nove estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Piauí). 

É a primeira loja da franquia em terras cearenses. A Riachuelo, Marisa e Esplanada, preparam suas lojas para receber os produtos, e montando as prateleiras, araras, corredores, e vitrines de exposição. As operações são aguardadas com expectativa pelo público, pois são referências reconhecidas no segmento da moda brasileira. 

Em breve, a população de Sobral terá compras e lazer em um só lugar. Sobre as lojas âncoras Riachuelo - Considerada a maior empresa de moda do Brasil e conta com 169 lojas distribuídas por todo o país. Adota o conceito “Fast Fashion” - agilidade na produção e distribuição das coleções – para garantir rapidez na divulgação das novas tendências e geração de valor agregado para cada coleção. Marisa - A rede de lojas possui uma forte marca presente no imaginário do povo brasileiro pelo slogan: “De Mulher para Mulher”. 

Os formatos de loja implantados (Feminina, Ampliada e Lingerie) atendem a mulher brasileira em diferentes momentos de compra: para si, para toda a família e na sua intimidade. Esplanada – O grupo Deib Otoch, genuinamente cearense, possui lojas no Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Maranhão, Distrito Federal , Rio Grande do Norte, Maceió, Piauí e Pará. A operação é reconhecida no comércio varejista brasileiro no segmento de moda. 

 Sobre North Shopping Sobral - Situado no bairro Dom Expedito, o empreendimento terá uma área locável de 18.244,41 m², com cinco lojas-âncoras, três mega-lojas e 137 lojas-satélites. São 771 vagas rotativas, além de quatro elevadores e duas escadas rolantes. A área de lazer e entretenimento tem o total de 734,60 m². 

O complexo de cinema conta com cinco salas (sendo uma 3D) e compreende uma área de 1.878,60m². 

BALA: Disparo de arma de fogo no Centro de Sobral

 A População de Sobral foi surpreendida na tarde desta quarta-feira, 16, com disparo de arma de fogo, nas imediações da Rua Viriato de Medeiros, Centro da cidade. Informações dão conta que numa perseguição policial, entre bandido e policiais do Ronda do Quarteirão foram surpreendido com estampido de arma. Após o disparo, a população das imediações se aglomerou nas imediações da Padaria da Saúde para saber o que tinha acontecido. Uma senhora que caminhava pelo local se assustou, tentou correr, caiu e se machucou, uma ambulância do SAMU, foi ao local e prestou socorro.

Segundo informações, eram dois homens em fuga, numa motocicleta. Eles seriam o alvo de outros homens, que teriam efetuados dois disparos. Os homens que fugiram foram perseguidos, entraram numa loja de material de construção e foram detidos pela polícia. Em seguida foram levados para delegacia de Polícia Civil.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- O Guarany de Sobral poderá sofrer a primeira baixa na sua diretoria após o Campeonato Cearense. Segundo o radialista Oliveira Domingos, Veras já anunciou que pretende deixar o cargo.

2- As reclamações dos vereadores de oposição (leia-se PV), continuam. Os 'escuderos' do Partido Verde, vivem a dizer que estão esquecidos pelo presidente da CM.

3- O mais novo programa político da cidade, apresentado pelo radialista Pedro Brito, começa a ganhar ouvintes. O programa vai ao ar, a partir das 21h, na Rádio Pioneira.

4- A Câmara de Sobral poderá conceder ao deputado massapaense Zezinho Albuquerque o Título de Cidadania Sobralense. A autoria é do vereador Paulão.

BURACOS: Centro da cidade de Sobral sofre com intervenções


A população de Sobral, principalmente a que mora ou trafega pelas ruas do centro da cidade, não consegue entender por que voltaram a cavar valas nas áreas de internalização do Centro Histórico, principalmente nos trechos onde a obra já foi executada, e que recebeu camada asfáltica. O trabalho que se concentra no entorno da Praça do Teatro São João, interliga tubulação da telefônia OI as caixas de distribuição, como se a obra anterior teria deixado este tipo de tubulação fora do projeto.

 O Blog Wilson Gomes, foi tentar encontrar uma resposta mas não encontrou, apenas informação que a obra é para anteder aos serviços telefônicos da OI.

As tirinhas da Câmara de Sobral

1- Vereador Fredin do Jaibaras pediu ao presidente da CM, Itamar Ribeiro, mais respeito ao sua companheira de bancada Fransquinha do Torto. O pedido foi acompanhado de outras manifestações a favor.

2- As intervenções do vereador Dr. Estevão não tem sido muito clara para a população. O vereador quando entra no debate, puxa o assunto para uma avaliação nacional.

3- Carlos do Calisto pediu a construção de abrigos para passageiros de ônibus no distrito de Jaibaras. Um desses abrigos, em frente a fazenda Realiza. Uma outra no Cedro de Baixo.

4- Vereadora Cristianne Coelho, lembrando que o prefeito Veveu Arruda, pretende convocar a CM para uma reunião. Tema: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

CONDENADO: Ex-prefeito de Pacujá condenado pela Justiça

(Senador a online) - O ex-prefeito do município de Pacujá (Região Norte) Francisco das Chagas Alves foi condenado pela Justiça Federal pela prática de improbidade administrativa, com base em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE). O procurador da República em Sobral, Ricardo Magalhães de Mendonça, denunciou o ex-gestor após ser observado desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) naquele Município.

Segundo a ação, o ex-prefeito realizou contratações sem licitações, totalizando um montante de R$ 329.336,88 em recursos empregados irregularmente. As despesas referiam-se a aquisição de combustíveis, alugueis de veículos para transporte de alunos, alimentos, e até serviços de assessoria e consultoria. De acordo com o procurador Ricardo Magalhães de Mendonça, tudo era pago com recursos do Fundeb, que deixaram de ser aplicados devidamente no Município durante todo o ano de 2007.

O procedimento investigativo foi instaurado em Pacujá a partir de denúncia feita pelos próprios servidores do Município, dando conta da série de irregularidades na gestão dos recursos do Fundeb por parte do ex-prefeito Francisco das Chagas, no ano de 2007.

Na sentença proferida pelo juiz federal Júlio Rodrigues Coelho Neto, a Justiça condena o ex-gestor à inscrição no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por improbidade administrativa.

PODER: GCM poderá usar arma de fogo em Sobral



O prefeito Veveu Arruda demonstra preocupação na alteração Projeto de Lei número 092, que autoriza equipar a Guarda Civil Municipal de armas letais, no caso armas de fogo. Em entrevista exclusiva para o Blog Wilson Gomes e para a Rádio Tupinambá AM, o prefeito prefere apostar numa política, voltado para a exclusão social, melhores creches, escolas em tempo integral, geração de emprego e renda, do que a compra de armamento para GCM. “Eu (Veveu) pessoalmente tenho prudência, tenho cautela, por achar que cada qual tem o seu papel. Acho que a Polícia Militar tem o seu, e aí que entra a necessidade de estar munida dos melhores armamentos”, disse Veveu Arruda, acrescentando, que não afasta a possibilidade de ter um ‘pelotão de elite’, treinado para este fim. “Acho que a função da Guarda Municipal, tem outra missão. Mas é possível imaginar um núcleo dentro da Guarda Municipal, equipada com um equipamento
mais eficiente”, destacou Veveu.


O secretário da Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, é a favor do uso progressivo da força pelos guardas do município. Considera, porém, que antes de armá-los sejam devidamente instruídos.  Apesar de ser a favor de que os guardas municipais portem armas de fogo, Pedro Aurélio considera o uso gradual da força compatível com as funções legais e regimental da Guarda Civil Municipal. “O primeiro passo é abastecer os guardas de armas menos letais”, defendeu ele. O secretário já tem projetos para equipar o efetivo da guarda com equipamentos menos letais e de defesa em casos de controles de distúrbios civil.

A Alteração na Lei que autoriza a Guarda Civil usar armas de fogo é de autoria do vereador do PRB Gegê Romão, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão de terça-feira, 16. “O estatuto do desarmamento já autoriza o porte de arma para os Guardas Municipais em cidade com uma população acima de 50 mil e abaixo de 500 mil”, disse Júnior Balreira, relator da Comissão que analisou o projeto de lei. Aprovado o Projeto segue agora, para sanção ou não do Chefe do Executivo do Município de Sobral.


terça-feira, 16 de abril de 2013

NA ARENA: Guarany vence Ferroviário no Castelão

 O Guarany de Sobral voltou a jogar pelo Campeonato Cearense, temporada 2013 e venceu, na noite de terça-feira, 15, o Ferroviário. O jogo aconteceu na Arena Castelão. Com a vitória o time sobralense chaga aos 19 pontos ganhos e está praticamente a uma vitória da  classificação para a quartas de final do certame. O primeiro gol da partida foi assinalado aos quatro minutos do primeiro, pelo atacante Luiz Carlos. O Guarany ampliou aos 35 minutos, através de Maciel. Ainda no primeiro tempo, o Ferroviário chegou a marcação do seu primeiro, aos 45, através de um chute do meia-atacante Everton.


No segundo tempo os dois times continuaram com o mesmo ritmo de jogo da etapa inicial. O Guarany buscando ampliar o placar, e o Ferroviário, tentando escapar de mais uma derrota. A rodada do meio de semana será completada com os jogos entre Icasa x Tiradentes ( 17/04); Ceará x Guarani de Juazeiro (18/04). O Guarany voltará a campo no domingo, 21, quando enfrentará o Fortaleza no estádio do Junco.

ALUGADO: Trilho do VLT de Sobral será alugado por 15 anos


O Governo do Estado do Ceará vai ter pagar uma taxa referente a exploração da linha do Veiculo Leve Sobre Trilho (VLT). Como parte dos trilhos implantado está em área de domínio da União, o chamado tronco Norte, o governador Cid Gomes firmou um contrato por período de 15 anos, no valor de R$ 30 mil mensais, para utilização do trecho da via férrea. A justificativa para que o contrato tivesse valor jurídico, o Estado do Ceará, diz que: "justifica-se a necessidade de implantação na Cidade de Sobral de um serviço de transporte ferroviário de passageiros sobre trilho, para o que se necessita da utilização de um trecho integrante da malha Nordeste".

O extrato de licitação já foi publicado no Diário Oficial do Estado sob o número 009/SEINFRA/2013, Processo Nº12606640/0. O documento foi assinado no dia 20 de fevereiro de 2012, pela assessora jurídica Lucia Maria Cruz Sousa.

Inexigibilidade - Qualidade de inexigível. Termo usado em atos licitatórios referindo-se à contratação, aquisição de determinado serviço ou produto com a dispensa do ato licitatório.


VIOLÊNCIA: Jovem alvejado a bala em Sobral

 A Polícia de Sobral registrou na noite de segunda-feira, 15,  um crime de lesão a bala. De acordo com a PM o crime aconteceu nas imediações da Fábrica Grendene, bairro da Expectativa. A vítima identificada como sendo Artur Bruno Franca, 19 anos, foi atingido com três tiros de revólver. A vítima foi levada para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Não há informações detalhadas como aconteceu o fato em quem seria o autor dos disparos. O caso será investigado pela Delegacia Civil.

ABORTO: Juiz autoriza a realização de aborto na cidade de Santa Quitéria

O Juiz da Primeira Vara da Comarca de Santa Quitéria, Valdecy Braga de Souza, autorizou uma grávida de seis meses a abortar o feto anencefálico.  A mulher entrou com o pedido na justiça após descobrir que o feto que gerava era anencefálico e por isso pediu a realização do aborto.


A determinação do juiz é para que aborto seja realizado em qualquer hospital da rede pública. No entendimento do magistrado “ferir de morte o princípio da dignidade humana”, se fosse negado o pedido da mulher gestante.

As tirinhas da Câmara de Sobral

1- O vereador Vicente de Paulo (Paulão), apresentou na sessão de segunda-feira, 15, projeto que outorga o Título de Cidadania Sobralense ao médico Maurício Previdelli.

2 - Júnior Balreira, vereador do PMDB de Sobral, apresentou requerimento que solicita saneamento básico e pavimentação em pedra tosca para Rua Dr. Francisco Juvêncio de Andrade, Parque Jatobá, bairro Sinhá Saboia.

3- É de autoria do vereador Hermenegildo Souza Neto, o pedido para reforma e a cobertura da quadra de esporte do distrito do Caioca.

4- Adaldécio Linhares, que na CM representa a localidade de Boqueirão, solicita através de requerimento a  construção de calçamento na via que liga a localidade de Jardim à aquela comunidade.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Roberto Carlos comemora aniversário em Sobral

 Com objetivo de reunir os admiradores do rei, o comunicador Ivan Frota, o Amigo de Fé, realizará no próximo dia 19 (sexta-feira), data do seu aniversário um documentário especial de sua vida, que será exibido no Cine Falb Rangel, na Casa da Cultura – Praça do Teatro São João, às 19h. Você é o nosso convidado especial. A entrada é franca.

O comunicador Ivan Frota, há anos realiza esse encontro com os admiradores do rei Roberto Carlos. O evento tem uma realização do Programa Clube do Rei que vai ao ar aos domingos, das 6h às 10h pela Rádio FM Paraíso. Apoio Secretaria de Cultura e Turismo. (Secretária Eliene Alves Leite).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Educação de Forquilha, através de seu Secretário Amaury Gomes da Silva, tendo em vista a onda de boatos inverídicos e lesivos sobre um suposto sapo (cururu) que teria sido encontrado dentro do bebedouro da Escola Teotônio Alves Pessoa, Comunidade de São Lourenço, vem a público esclarecer o seguinte:     

Que ao saber do acontecimento, o prefeito Gerlásio Martins de Loiola imediatamente solicitou de mim, Secretario de Educação Prof. Amaury, a apuração criteriosa do fato, tendo me deslocado até a referida escola para averiguar in loco a informação.

 Ao chegar naquela instituição de ensino e ouvir demoradamente os membros da direção da escola, professores, alunos, pais de alunos e demais funcionários - constatamos que tudo não passou de um boato mentiroso, mesquinho e maldoso com o intuito de tão-somente perseguir e prejudicar a administração pública municipal, até porque o bebedouro da escola é lacrado e aparafusado, razão porque seria improvável um sapo-cururu ali subir e adentrar no recipiente.

Vale ressaltar que os bebedouros das escolas só são abertos para as trocas de refis dos filtros, trocas, diga-se de passagem, feitas regularmente.

A unidade de ensino Teotônio Alves Pessoa, apesar de uma escola simples, possui um ambiente escolar saudável, com profissionais responsáveis e comprometidos com a saúde e com a aprendizagem dos alunos. Assim, fabricar um boato dessa proporção é colocar em cheque o nome não só da direção da escola, mas também de todos os que nela atuam como zeladoras, vigias, merendeiras, professores, coordenadores escolares, direção e os demais servidores da escola.

Por fim, queremos deixar claro e assegurar, não apenas aos pais de alunos da Escola Teotônio Alves Pessoa (São Lourenço), mas aos pais de todas as escolas da rede pública municipal de Forquilha, o compromisso do prefeito Gerlásio e do Secretário Amaury de garantir uma escola saudável e aprazível, capaz de proporcionar aos nossos educandos um ambiente de aprendizagem com qualidade.     



Prof. Amaury Gomes da Silva
SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE FORQUILHA

MELHORIAS: Moradores do Bairro Padre Palhano à espera da Prefeitura


A Prefeitura de Sobral precisa urgentemente realizar um programa possa oferecer aos moradores dos bairros da periferia um serviço de pavimentação de ruas e outros logradouros públicos. 
No bairro Padre Palhano, por exemplo, são inúmeras as ruas que precisam de pavimentação, saneamento e iluminação pública. No Blog que leva o nome do bairro imagens mostram como se encontram algumas ruas. Serviço básico como atendimento à saúde e segurança pública, bem como serviço de limpeza estão longe de chegar aos moradores das Ruas Luis Frota Carneiro, Vicente Frota Carneiro e Padre Arnóbio.

Vai acontecer no Coqueiros em Sobral


CURTAS: falta de energia na Santa Casa e praça inaugurada no Jaibaras

 Uma pane no sistema de fornecimento de energia elétrica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, deixou por mais de 10 minutos, do complexo hospitalar sem luz na noite de domingo. O que se estranhou foi o fato da falta de energia, não ter acionado os geradores que são equipamentos de emergência para este tipo de ocorrências.

 Bastante prestigiada a solenidade de inauguração da Praça vereador José Maria Felix, na noite de sábado, no distrito de Jaibaras, município de Sobral. O secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, marcou presença. Familiares do homenageado estavam todos lá. Vereadores Kaká Linhares e Carlos do calisto, discursaram para um grande público.

ACESSO: Governador entrega segunda-feira rodovia ladeira da Lapa


O governador Cid Gomes acompanhado do secretário da Infraestrutura Adail Fonteles; do superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, diretores e prefeitos daquela região, inaugura na segunda-feira, 15, a rodovia que liga Graça ao município de São Benedito. O trecho conhecido como ladeira da Lapa, custou aos cofres públicos do Estado, R$ 16.157.489,66, oriundos do Tesouro do Estado.

O mais novo trecho de rodovia do estado foi iniciado em 2010. Considerado de difícil execução uma vez que se localiza em área de altitude havendo a necessidade de corte da serra. Dessa forma, de 2012 até agora, o governo do Estado, entregou 440,94 km de estradas entre novas e recuperadas, nas quais investiu R$ 233,6 milhões. Estão em andamento outros 368,40 km de rodovias, que recebem investimento de cerca de R$ 453,7 milhões.

O evento será às 18 horas com o descerramento da placa no distrito de Lapa, localizado em Graça.

Serviço:
Inauguração da CE-321 (trecho Graça-São Benedito)
Local: Distrito de Lapa, no município de Graça.
Data e horário: 15 de abril de 2013, às 18h.

domingo, 14 de abril de 2013

CURURU: Prefeito Play pede investigação

 O prefeito de Forquilha Gerlásio Loiola, O Play, determinou que fosse feita uma investigação para apurar o incidente ocorrido com os alunos da Escola Municipal de São Lourenço, que se sentiram mal depois de ingerir água do bebedouro de referida escola. De acordo com as informações, o caso já foi comunicado ao secretário da Educação do Município, através da direção da referida unidade de ensino, informando que o que ocasionou baixa na saúde das crianças foi um cururu que teria sido encontrado morto dentro do bebedouro.  O que intriga a direção é como o sapo foi parar dentro do recipiente que é totalmente fechado. Segundo o prefeito Gerlásio, seria necessário alguém levantar a tampa para colocar o bicho morto dentro do bebedouro.

ESPORTE: Tem clássicos pelo cearense

Tiradentes e Ferroviário ficaram no empate 1 a 1, em jogo válido pela segunda fase do Cearense - 2013. O resultado foi considerado bom para o Guarany de Sobral que luta por uma das vagas do quadrangular. O Guarany não atua na rodada do fim de semana, que ainda tem dois clássicos, um no Cariri entre Guarani x Icasa, e na Arena Castelão entre Fortaleza x Ceará. O Guarany de Sobral se mantém na quarta posição com 16 pontos ganhos. Lidera a campeonato o Fortaleza com 19 pontos; Icasa é o segundo colocado também com 19 pontos e o Ceará ostenta a terceira posição com 16 pontos ganhos.

DOMINGO CULTURAL: Amor sim




Posso sim.
Devo sim.
Quero sim.
Vou sim.
Amo sim.
Invento sim.
Vejo sim.
À igreja sim...

À igreja sim...
Vê sim.
Inventa sim.
Ama sim.
Vai sim.
Quer sim.
Deve sim.
Pode sim.

Autor: Reinaldo Oliveira

FLAGRANTE: Homicida que matou irmão está preso

Foi preso no início da tarde de sábado o elemento acusado de morto o próprio irmão. O crime aconteceu no distrito de Jaibaras na noite de sexta-feira. Francisco Ivanildo, conhecido por “Zôza”, estava escondido nas imediações da fábrica de cimento. Zôza confirmou a autoria do crime. A prisão em flagrante do homicida foi realizada por policiais do Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão – RP 1205.

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...